15 anos da mostra sururu
Em 2024, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano celebra 15 anos de incontáveis contribuições à produção cultural de Alagoas. Desde a sua primeira edição em 2009, a Mostra tem sido palco para estreias e espaço para encontros e reencontros, além de ser a principal janela para conhecer o cinema feito nos diversos municípios alagoanos.
A Sururu convida a manter os poros abertos para uma experiência de emoções, que revisitará memórias já construídas e mergulhará nas narrativas das novas obras exibidas. A programação convoca a uma vivência atravessada pela sensibilidade, que permita um encontro com as obras permeado pela apreensão dos sentidos. Um resgate da experiência primordial do cinema enquanto força emocional e estética.
Nos últimos anos, o evento tem abraçado o conceito de acessibilidade em suas variadas formas, com programações cada vez mais diversas e inclusivas. Para ampliar seu alcance, também promove laboratórios, oficinas, Mostra Itinerante e Mostra Online, juntamente com a tradicional Mostra Competitiva.
A 15ª Mostra Sururu reafirma seu comprometimento com a pauta da diversidade com uma grande novidade: a 1ª edição da Mostra Inclusão, com programação de filmes alagoanos acessíveis e oficinas gratuitas voltadas para acessibilidade. Além disso, dará seguimento, em parceria com o Alagoar, ao “Mapeamento de acessibilidade”, lançado em 2023 e que visa fazer um levantamento anual de filmes alagoanos que possuem ao menos um dos três recursos de acessibilidade: audiodescrição, janela de Libras e legenda descritiva.
Realizada sem interrupções desde a sua segunda edição em 2011, a Mostra Sururu é um dos eventos anuais mais longevos do estado. A sua 15ª edição marca uma trajetória de resistência e compromisso com o cinema alagoano ao mostrar a diversidade da identidade alagoana em tela grande, com exibição gratuita, para toda a população interessada. É um verdadeiro patrimônio cultural!
Para tornar o momento ainda mais especial, Regina Barbosa será a homenageada da Mostra. Regina é roteirista, diretora, autora de 11 livros, foi sócia-fundadora e gestora da Organização Cultural Ideário (2002-2016) e é sócia da produtora Vento Nordeste, pela qual realiza consultorias de produção executiva de projetos audiovisuais. Atuou como produtora em políticas públicas nacionais na Ancine e na SAV-MINC. Atualmente produz a websérie “Mundo Vinil”, de Hermano Figueiredo; e realiza projetos de paisagismo e ecodesign.
Na celebração de seus 15 anos, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano renova a esperança de um futuro próspero para o cinema de Alagoas. Este marco representa a soma de muitos esforços, a superação de desafios e a celebração de grandes conquistas. Ao comemorar esta data, a Sururu aponta para o amanhã com confiança e entusiasmo, na certeza de que o incentivo e o reconhecimento das produções audiovisuais alagoanas continuarão a render bons frutos e a movimentar todas as águas que permeiam o estado.
Que venham muitas outras edições e filmes para celebrar.
Viva a Mostra Sururu!