laboratório de atuação
com Nilton Resende
Sobre
O Laboratório de atuação terá três encontros onde serão realizados exercícios de atuação a partir da descrição gestual dos corpos de personagens da obra de Lygia Fagundes Telles. Esse espaço é destinado a atores, atrizes, artistas e estudantes maiores de 16 anos, que desejam aprimorar suas habilidades na atuação cinematográfica.
Os participantes que acompanharem todos as sessões poderão participar da escolha do prêmio de atuação Anita das Neves.
AULA TEÓRICA 09, 10 e 11 de Dezembro das 18H às 21H no Sesc Poço
VAGAS 15
FAIXA ETÁRIA A partir de 16 anos
PÚBLICO-ALVO Atores, atrizes, artistas, curiosos
Caso o número de inscrições supere o de vagas o instrutor da atividade realizará seleção entre as pessoas inscritas. Sendo essa decisão de total responsabilidade dele e soberana.
Todas as pessoas selecionadas serão informadas por email.
Haverá emissão de certificado mediante 75% de frequência.
Objetivo
- atentar para como mínimas mudanças no gestual imprimem grandes diferenças na visualidade de um corpo, na sua recepção e no estado de alma de quem realiza tais gestos;
- atentar para como a fisicalidade do corpo é importante recurso para a escrita/descrição de uma personagem;
- observar e desenvolver estímulos emocionais capazes de interferir/refletir na gestualidade da personagem;
- exercitar variedades gestuais numa mesma personagem e numa mesma situação, atentando para as consequências de tais mudanças.
Instrutor
Nilton Resende
Roteirista, ator, preparador e diretor de elenco. Roteirizou e dirigiu os curtas metragens A barca (2020), baseado no conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles, e A fresta (2024), baseado no conto homônimo, do livro Diabolô. Edifício Lygia, seu primeiro longa-metragem, está em fase de pré-produção.