A MOSTRA SURURU

A Mostra Sururu de Cinema Alagoano foi construída como uma janela panorâmica de difusão e reconhecimento do audiovisual alagoano desde sua primeira edição, em 2009. Aquela foi uma edição não competitiva e retrospectiva, na qual trabalhadores/as do audiovisual e público celebraram o que fora produzido até aquele momento em nosso estado.

Realizar a primeira edição desta que não foi a primeira mostra de cinema alagoano, mas que se tornou, e é a mais longeva realizada no Estado, marcou as pessoas que viveram aquele momento, ou que só ouviram, e ouvem falar sobre ele, como também sinalizou para os gestores locais que o audiovisual pulsava e buscava incentivo para amadurecer.

A cada realização de uma nova edição, a Mostra Sururu, encarou e encara o desafio de exibir filmes em competição e fora de competição; propor debates com os representantes das obras e público; realizar ações formativas; circular os filmes alagoanos; premiar as pessoas trabalhadoras do audiovisual; estimular a formação de público e das pessoas trabalhadoras da cultura, e a criação de textos sobre filmes.

Parece simples e fácil resumir 14 anos desta árdua jornada de resistência desta Mostra que contou com muitas pessoas, muitas que não mediram esforços para realizar cada uma das 13 edições já realizadas. Um caminho com erros e acertos, com alegrias e tristezas, críticas e acolhimentos, muita soma e mobilização. São muitas memórias e estórias para contar e rememorar, algo que nem cabe apenas a quem faz a Mostra fazer e preservar.

O caminho percorrido pela Mostra está em paralelo com a transformação do audiovisual brasileiro e alagoano, e foi possível também pela persistência das pessoas que continuaram criando e trabalhando independente dos recursos e reconhecimento, e das que tiveram o privilégio de dar continuidade a seus projetos, formações e trabalhos a partir de recursos e reconhecimento. 

A Mostra Sururu dá palco e tela para as estreias de filmes alagoanos, é o espaço em que boa parte deles iniciou suas circulações por festivais do Brasil e do mundo. Tem o privilégio de acompanhar o crescimento quantitativo e qualitativo da produção local, que vem colecionando seleções, visibilidade e apreço do público local, regional e nacional.

Em sua 14ª edição a Mostra Sururu de Cinema Alagoano renova o seu compromisso em dar visibilidade ao que é produzido, realizado, criado e semeado em nosso estado. Para tanto convoca as pessoas alagoanas e residentes em Alagoas a inscrever seus filmes e videoclipes; e convida todas as pessoas a prestigiar as exibições, trocas e ações formativas.

14ª MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO // 14ª MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO // 14ª MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO // 14ª MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO // 14ª MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO // 14ª MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO // 14ª MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO // 14ª MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO // 14ª MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO // 14ª MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO // 14ª MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO //

inscreva-se até 10 de setembro

Competitiva de curtas-metragens

inscreva-se até 10 de setembro

Competitiva de Video Clips