SESSÃO 3 

09 de dezembro

SESSÃO 3 

09 de dezembro

Home | Programação | Sessões | Sessão 3 – 09 de dezembro

VIDEOCLIPES

Jardim das Delícias, de Caio Praças (dir. Caio Praças, 05 min 32 s, 2023, Delmiro Gouveia)

Disco Voador Feat. Jurandir Bozo e Hudson Kalonia, de Vulgo Br (dir. Bruno Brandão – Vulgo Br, 04 min 46 s, 2023, Maceió)

Tropical Groove, de LIMAO THE SOUND (dir. Derick Borba, 03 min 13 s, 2022, Maceió)

CURTAS-METRAGENS

IMPEDIMENTO (dir. Renata Baracho, documentário, 22 min 40 s, 2023, Maceió)

Na terra da Rainha Marta, no Estádio Rei Pelé, mulheres amam o futebol.

Cultura Ballroom: A Arte da Resistência (dir. Glendha Melissa, documentário, 17 min 42 s,2023,  Maceió)

No filme é abordado o movimento ballroom e a importância das casas de baile intituladas como houses na qual acolhem pessoas lgbts em situação de vulnerabilidades sociais em especial pessoas negras e pessoas trans e travestis e dão uma nova perspectiva de vida dentro desse contexto cultural, trazendo um lugar de liberdade de ser você mesmo, disputando prêmios e o mais importante mostrar o quanto você pode brilhar nas pistas de dança.

A História Mais Velha do Mundo: Porque Eu Te Amo (dir. Daniel Ricardo, híbrido, 03 min 57 s, 2023, Maceió)

Um casal casado há 43 anos contam a sua história de amor.

Nós Duas (dir. Wéllima Kelly e Leandro Alves, documentário, 15 min 25 s, 2023, Arapiraca)

Numa pequena casa do povoado Serrote, zona rural de Arapiraca, no interior de Alagoas, Dona Creuza, uma senhora de 70 anos que está sendo cuidada por sua filha, Valderez, resiste à dureza do tempo e ao desgosto de uma vida de privações e abandonos ao assistir a uma velha entrevista que concedeu. Apesar de tudo, ainda há espaço para cantigas tradicionais e sorrisos simples

Diafragma (dir. Robson Cavalcante, animação, 10 min, 2023, Teotônio Vilela)

Carlos, uma criança muito criativa, sempre considerou seus olhos como sua maior fonte de diversão. Na adolescência, após ser diagnosticado como diabético, ele descobre que logo deixará de enxergar. A história é contada a partir do ponto de vista do protagonista, que recapitula as diferentes fases de sua vida, dividido entre a contemplação de um mundo repleto de imagens e o desafio de conviver com a cegueira.

Um Dia Ela Amanheceu Assim  (dir. Ticiane Simões e Elizabeth Caldas, documentário, 25 min, 2023, Maceió e Paripueira)

O que está por trás da memória afetiva de uma cidade? “UM DIA ELA AMANHECEU ASSIM” extrapola a mulher que existe no imaginário coletivo mas quase nada se sabe sobre ela. Traz a história de Ambrosina Maria da Conceição, a Miss Paripueira, personagem lendária da história de Alagoas. Nas memórias das pessoas, nos cenários das cidades de Paripueira e Maceió, as paisagens se transformam em presença corpórea nos blocos de carnaval, nos acostamentos das estradas, em suas ruas históricas, sua praia infindável e suas marés rasas, distantes e silenciosas.

Retratos da Nossa Cor (dir. Carlos Alberto Barros, experimental, 14 min 47 s, 2022, Maceió)

RETRATOS DA NOSSA COR expõe leituras do performer José Marcos dos Santos Inspiradas na vida e obra do pintor alagoano Mestre José Zumba. Trazendo o negro para as telas através do seu traço, Zumba foi o pintor alagoano a retratar o seu povo com uma sensibilidade impar. Partindo da ideia de conhecer, reconhecer e se reconhecer, o Performer José Marcos Topete, trazendo leituras igualmente sensíveis questiona a ausência do referido artista na sala de aula de sua cidade, mas com presença obrigatória nos apartamentos luxuosos de Maceió.

Biribinha: Na Fronteira do Riso (dir. Lara Araújo, documentário, 17 min 03 s, 2023, Arapiraca)

Envoltos por uma pandemia, o homem e o palhaço se distanciam por mais de um ano de lona empoeirada. Agora, diante de um possível reencontro no picadeiro, o documentário “Biribinha: Na Fronteira do Riso” faz um mergulho nas memórias, reflexões e bastidores desse artista referência nacional de circo-teatro.

REALIZAÇÃO

PRODUÇÃO

APOIO CULTURAL

PARCERIA

PATROCINIO

Rolar para cima